Dar a Deus Todo o Armário - Artigo

Dar a Deus Todo o Armário


 

 

O amor por Jesus foi moldado em Esther Amorim na sua casa durante toda a sua infância no Brasil. No entanto, foi somente na adolescência que realmente entendeu o compromisso que um relacionamento com Jesus exige. Agora, com 56 anos e com a sua própria família, ela compartilha o amor de Deus com as pessoas em Portugal.

 

Esther vem de uma família cristã e entregou o seu coração a Jesus quando era jovem. “Foi muito fácil entender o céu e Deus, entender o que é o pecado, a necessidade de arrependimento e o amor de Deus por mim”, disse Esther. “Quando eu tinha nove anos, aceitei Jesus e fui batizada, e fiquei satisfeita com isso.”

Quando tinha cerca de 15 anos, Esther visitou uma das suas amigas. Uma revista cristã na mesa de centro atraiu a sua atenção e ela começou a lê-la. “Um artigo específico da revista explicou como as nossas vidas podem ser vistas como um armário”, partilhou Esther. “Cada gaveta representa uma esfera da nossa vida. Às vezes dizemos a Deus: Tu podes ter esta gaveta que é a minha educação e podes ter esta outra que são as minhas finanças. Mas desta gaveta eu tenho a chave e Tu não podes ter acesso a esta área da minha vida.” Esther lembra-se que no final do artigo o autor dizia que Deus quer todo o armário. “Ele quer tudo, todas as gavetas. Não podes apenas dar uma ou duas e manter as restantes para ti. Tens de entregar tudo ou manter contigo tudo, porque Ele não quer apenas uma ou duas partes da tua vida.”


 

O artigo teve um impacto profundo na vida de Esther. Ela percebeu que, embora já tivesse entregado o seu coração a Jesus, ainda tinha algumas áreas da sua vida às quais não queria dar-Lhe o acesso. Algumas noites depois, ela decidiu que queria submeter todas as áreas da sua vida a Jesus. “Tive um tempo para orar e dizer: Senhor, Tu tens todo o meu coração. Todo! Não me deixes ter poder ou controle sobre nada na minha vida, é tudo teu.” Este novo compromisso acendeu algo especial em Esther e ela começou a buscar a Deus de todo o coração. “Tinha aquela sensação que temos, quando colocamos uma chave no carro para ele começar a andar. Foi o que aconteceu na minha vida naquele dia. E comecei a perguntar: como posso dar tudo a Jesus?”

 

Confiar em Deus em cada passo do caminho

 

Cerca de um ano depois, Esther foi apresentada à OM, quando uma equipa visitou a sua igreja e falou sobre o ministério dos navios da OM. Ela foi inspirada a ir e sentiu que esta era uma maneira pela qual poderia seguir Jesus de todo o coração e confiar-Lhe todas as esferas da sua vida. Então, embarcou no Logos em 1985 e trabalhou a bordo até o navio encalhar, em 1988.

 

Quando terminou o seu tempo no navio, Esther voltou ao Brasil para estudar num Seminário Bíblico, onde conheceu o seu marido, Nailson. Alguns anos, e dois filhos depois, eles decidiram mudar-se para Portugal para compartilharem o amor de Jesus nesse país. Esta decisão foi mais uma vez uma jornada de rendição para Esther. Deixar para trás o seu país e começar uma nova vida noutro continente não foi tão fácil. No entanto, ela confiou em Deus a cada passo do caminho.

 

Em toda a sua vida, Esther viu Deus a chamá-la para um relacionamento mais profundo com Ele – quando era adolescente, quando entrou no navio, quando foi para o Seminário e quando se mudou para Portugal com a sua família. A partir daí, Deus começou a conduzi-la a um nível mais profundo de entrega na sua vida de oração. Ela sentiu que Deus estava a pedir-lhe que ela fizesse da oração o seu estilo de vida.

 

Isso parecia uma tarefa assustadora no início. “Como fazer da oração um estilo de vida?” – Esther questionava-se. Ela sentiu o desejo de falar com Deus durante o dia, de ser Sua amiga, de incluí-Lo nos pequenos e grandes acontecimentos de cada dia. Ela pediu a Deus para ajudá-la a fazer isso e a fortalecê-la por meio de conversas com Ele.

 

Depois de praticar essa oração informal por muitas semanas, ela acostumou-se. Agora parece uma segunda natureza para ela. Ela viu muitas respostas à oração na sua vida quotidiana. Desde encontrar itens perdidos em casa até orar pelas pessoas perdidas de Portugal, Esther viu Deus fazer coisas incríveis, grandes e pequenas.


 

Caminhada de Oração

 

Esther trabalha para a OM em Portugal na área de Recursos Humanos. Ela acompanha a equipa em várias ações durante o ano, ajudando-os com logística e suporte.

 

“Desde que comecei a minha jornada com Jesus há muitos anos, sempre me perguntei como posso seguir Jesus de todo o meu coração. Eu então oro e peço a Jesus a coragem e a orientação de que preciso para segui-Lo.”

Ela está feliz com a escolha que fez uma vez – de não guardar todas as gavetas para si mesma, mas dar a Deus todo o armário. Desta forma, ela é capaz de se entregar e servir a Jesus, a sua comunidade e os povos menos alcançados de Portugal.



		
Texto de: Mariette Nel
Data: 6/12/2021 | Portugal

 

 

Deseja contribuir para este ou outro ministério da OM, em Portugal ao noutra parte do mundo?

Entre em contacto connosco

Partilhe este artigo