Artigos - Seis Coisas que uma Família Tem Feito

Seis Coisas que uma Família tem Feito



		

Com as ruas desertas e a movimentação limitada, o trabalho ministerial em Israel tem-se tornado cada vez mais difícil. Mas Henry* e Edith*, juntamente com os seus dois filhos pequenos, encontraram maneiras alternativas de compartilhar o amor de Deus. Aqui estão seis novos hábitos que esta família adotou durante o confinamento. Os quais impactaram o seu relacionamento com a sua comunidade, uns com os outros e com Deus.

 

 

1. Oferecer-se para orar pelos vizinhos – à distância!  

O casal descobriu que continua a conseguir chegar até aos seus vizinhos, mesmo que todos eles estejam fechados em casa. Quer seja ao deitar fora o lixo ou a fazer uma curta caminhada à volta do condomínio, eles são capazes de dizer aos seus vizinhos que estão a orar por eles e pela sua saúde, e de assegurá-los de que Deus continua no controlo da situação. Enviam também mensagens aos seus vizinhos para saber como eles estão e para perguntar se precisam de alguma coisa durante este tempo incerto.

 

 

2. Encorajar outros cristãos.

O Henry e a Edith têm enviado vídeos do YouTube de músicas de louvor aos outros membros da equipa e vão trocando versículos bíblicos entre si. A Edith apoia as mulheres do grupo ao enviar-lhes mensagens de encorajamento e ao organizar reuniões de oração online. Ela verifica quase diariamente as mensagens que enviou, de modo a garantir que ninguém é esquecido. O Henry envia pequenos devocionais para a equipa e pede que cada um lhe envie pedidos de oração, para que ele possa orar por quem precisar. A sua pequena congregação recorreu a vídeo-conferências para que continuem a ter comunhão.

 

 

3. Limitar a quantidade de notícias que ouvem.

A Edith e o Henry perceberam que ao lerem as notícias ficavam emocionalmente abatidos. Então, decidiram começar a limitar a quantidade de notícias que ouvem e veem. E, embora continuem a querer saber porque é que o vírus está aqui, a sua confiança em Deus tem aumentado.

 

 

4. Começar o dia com oração.

A Edith e o Henry têm começado cada dia em oração. Os miúdos também se juntam. Toda a família valoriza começar o dia calmamente, levando tempo para focarem a sua atenção em Jesus.

 

 

5. Ouvir músicas de louvor o dia todo.

A Edith descobriu que deixar tocar músicas de louvor durante o dia tem ajudado todos em casa a manterem-se calmos e a conhecer a paz e a presença de Deus.

 

 

6. Ler a Bíblia juntos. 

A família termina cada dia a ler a Palavra de Deus e a orar juntos. A Edith diz: “Temos desfrutado do tempo juntos e apreciado estes dias mais calmos. Estamos a gostar de passar mais tempo com Deus.”

 

 

O caos em Israel pode ser avassalador, uma vez que as pessoas estão ansiosas quanto à disseminação do vírus, à perda de rendimentos e à incerteza de quando tudo voltará ao normal. Com todo este caos é fácil pensar que ninguém está no controlo da situação. 

Mas os vizinhos do Henry e da Edith, a sua equipa e a sua igreja local conseguem ver que eles não estão ansiosos, porque confiam, como têm demonstrado tanto pelas suas palavras, como pelas suas ações, que Deus é maior que o coronavírus.



		

 

*nomes fictícios

 

 

 

Este texto foi retirado de “SIX THINGS ONE FAMILY IS DOING”, um artigo da OM Reino Unido.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 × 5 =