Deus Deu Sentido à Minha Vida - Mom

Deus Deu Sentido à Minha Vida – a História de Mom

“Eu queria cortar o meu cabelo e tornar-me monge”, disse Mom, uma trabalhadora da OM que serve no seu país natal, o Cambodja.


 

 

A jovem de 38 anos tem servido com a OM no Camboja por muitos anos. No entanto, quando era mais nova, viveu com uma mulher monge, num país maioritariamente budista. Lá, aprendeu sobre o budismo e acreditou plenamente no que lhe estava a ser ensinado. Mais tarde, Mom participou num programa de juventude cristã, onde ouviu falar de Jesus. Mas, mesmo assim, ainda não estava pronta para deixar os ensinamentos com que tinha crescido. Apesar da paz que o budismo oferece, Mom experimentou uma profunda depressão, porque ela não sentia nenhum propósito naquilo que estava a fazer. Por duas vezes, tentou cometer suicídio. Porém, por milagre, sobreviveu a ambas as tentativas.

 

Depois, quando Mom tinha 18 anos, alguns cristãos visitaram a sua casa e compartilharam com ela que o plano e o propósito de Deus para todos é que tenham um relacionamento com Ele.  De repente, Mom sabia a resposta para a sua pergunta: “Deus deu significado à minha vida”, disse ela. Mom foi convidada para estar com a igreja e começou a participar nas reuniões; procurando responder a outras questões que tinham ficado por responder.

 

“No início, quando me tornei crente, orava da mesma maneira como fazia quando era budista”, partilhou Mom. Isto significava recitar palavras da Bíblia, tal como antes recitava os mantras budistas. Mom encarava a obediência a Jesus de uma maneira semelhante à sua anterior obediência a Buda: “Eu tinha que tentar ser perfeita, mas não conseguia. Por causa disso, eu sentia-me presa.”

 

Foi através de dois homens da igreja, que a visitavam semanalmente para a ensinar, que a sua fé começou a crescer. “Eles compartilharam o versículo da Bíblia que fala sobre o fardo de Deus ser leve”, explicou Mom. “Eu não pensei que eu pudesse mudar, mas Deus poderia fazer isso!”

 

 

Partilhar as boas novas

 

Durante os próximos dois anos, esses homens continuaram a discipular Mom. Tinham conversas profundas, levavam-na a seminários e descobriam respostas sobre Deus na Sua Palavra. Foi este discipulado intencional que mudou o pensamento de Mom e abriu o seu coração para ajudar os outros.

 

Ela agora serve com a OM no Camboja, e está envolvida na divulgação das boas novas e no discipulado. Mesmo continuando a aprender, através da formação da OM ‘Comunidades Vibrantes de Seguidores de Jesus’, sobre os mandamentos de Deus para se “multiplicarem”, enquanto cristãos. Juntando-se aos seus companheiros da OM, ela faz visitas semanais a várias aldeias onde têm contactos estabelecidos. Por isso, anda por estradas esburacadas, para compartilhar lições da Bíblia, canções de adoração e oferecer aulas de inglês. Ela também organiza estudos bíblicos num bairro próximo, onde ora e ouve as mulheres. O seu objetivo é que as pessoas que encontra acabem por “partilhar o evangelho com outras pessoas” e “treinar as pessoas como nós as treinamos”, diz ela.

 

A sua visão realizou-se em pelo menos duas pessoas: uma mãe, Sangmao, e o seu filho, Dorn, um antigo monge budista de alto nível. Durante uma das visitas à aldeia, Mom conheceu Sangmao e começou a estudar a Bíblia com ela, abrindo-lhe o caminho para que recebesse Cristo. O antigo monge também acabou por tomar a mesma decisão depois de ver a vida da sua mãe mudada pela esperança. Hoje, tanto Sangmao como Dorn participam na divulgação das boas novas às comunidades próximas da sua aldeia e continuam a ser discipulados por Mom.



		

Mom sabe que há muitos outros que – tal como o seu ‘eu’ antigo deprimido – ainda precisam ouvir sobre o amor de Cristo. Ela quer ajudar as pessoas – na sua família, comunidade e nação – a descobrir a verdade que tem transformado tão radicalmente a sua própria vida: “Deus chamou-te, e Deus tem um plano para ti”.

 



		
Deus Deu Sentido à Minha Vida - Mom

Camboja: Johan e Mom, da equipa do Camboja, a liderar um estudo bíblico numa aldeia.

 

Texto de: Chris Kuo

 

Data: 16/07/2020


		

Partilhe este artigo