Artigo - Encontrar Jesus no Deserto

Encontrar Jesus no Deserto


 

 

Peter* (Sul da Ásia) cresceu da mesma forma que todos à sua volta: numa família muçulmana, numa sociedade muçulmana, nunca tendo conhecido nenhum cristão. 

 

No final de 2016, Peter mudou-se para a Península Arábica (P.A.) em busca de um emprego para se sustentar a si próprio e à sua família na sua terra natal. Rapidamente descobriu que a vida na AP era muito mais desafiante do que o previsto. Mas ele encontrou um emprego e começou a trabalhar. Seis meses mais tarde, ele teve um sonho vívido. “Eu vi-me a mim e ao meu pai [que morreu em 2014] sentados numa igreja. O meu pai estava a orar. Ele disse-me que Jesus é o Deus vivo e pediu-me para orar e receber Jesus, porque Jesus Cristo é real e está vivo. Depois vi a sombra da cruz à minha frente” – lembrou-se Peter. Ele acordou e pensou no sonho antes de voltar a adormecer, só para sonhar uma segunda vez. “Tive outro sonho em que o meu pai me disse novamente que Jesus Cristo é verdadeiro e está vivo”.

No dia seguinte, Peter decidiu pesquisar este ‘Jesus’ a quem o seu pai se referira, escrevendo literalmente ‘Quem é Jesus Cristo?’ no motor de busca. Ele lembrou-se: “Acabei por aprender muito sobre Jesus nesse dia e até fiz download de uma Bíblia na minha língua materna. Acabei por ler a Bíblia completa em sete dias. Quando terminei, fui para o meu quarto, fechei a porta e orei. De repente senti o Espírito Santo tocar o meu coração, e recebi verdadeiramente Jesus Cristo, que agora é tudo para mim”.


 

Peter queria ir à igreja, mas teve dificuldade em encontrar uma, pois não conhecia a localização de nenhuma igreja nem conhecia nenhum crente. Quando finalmente encontrou um pastor, partilhou a sua história de vida. Ele disse ao pastor que queria dar a sua vida inteiramente a Cristo e partilhar o amor de Jesus com os outros para o resto da sua vida. Quando o pastor lhe ensinou sobre o batismo, Peter disse entusiasticamente que queria ser batizado o mais depressa possível, o que aconteceu.

 

“Agora, sinto sempre paz no meu coração, porque tenho esperança. Sinto sempre alegria no meu coração. Antes, não tinha qualquer resposta ou esperança” – disse Peter. “Sentia-me sempre tenso”.


 

 

Salvo para salvar os outros

 

Partilhar o amor de Cristo nem sempre é fácil. E Peter tem enfrentado muitos desafios como ameaças de morte, insultos e danos físicos ao mesmo tempo que vive a sua fé na sua comunidade.

 

E não é apenas na P.A. que Peter tem experimentado rejeição e perseguição, mas também da sua família no Sul da Ásia. “Os membros da minha família rejeitaram-me oficialmente e tentaram matar-me por causa da minha fé. Os amigos que lá tinha também querem ver-me morto”, partilhou ele.

 

No entanto, Peter partilha avidamente as boas novas com quem quer que se encontre. Ele explicou: “A Bíblia diz-nos para irmos ao mundo e partilhar o evangelho com todos. É por isso que estou sempre à procura de oportunidades para partilhar o que sei sobre Jesus com os não crentes.

 

Nos últimos anos, conheci muitas pessoas com quem pude partilhar as boas novas. Apesar de muitas pessoas se recusarem a aprender sobre Jesus, 19 pessoas receberam-no”!


 

A Escritura como combustível

 

Peter conheceu trabalhadores da OM que viviam na região, e tornaram-se rapidamente amigos. Quando precisou de um lugar para ficar, Peter mudou-se para a casa de Juan* (América do Sul), que estava lá a explorar oportunidades de longo prazo para servir entre a população local. “Aqueles dois meses e meio em que vivemos juntos, o Peter e eu mergulhámos nos livros de Atos e Romanos”, partilhou Juan. “Nunca ninguém tinha lido as Escrituras com o Peter. Por isso, ele tinha muitas perguntas sem resposta. Pela graça de Deus e à luz da Sua Palavra, encontrámos essas respostas juntos.”

 

“Eu não diria: ‘Eu ajudei-o’ a crescer na sua fé! Foi verdadeiramente o resultado de lermos sobre a primeira Igreja. A audácia e a coragem com que partilharam as boas novas – mesmo no meio de perseguições e dificuldades – foram o melhor exemplo e o combustível para o crescimento do Peter”.

 

Peter não foi o único a experimentar o crescimento durante este tempo; Juan também cresceu. “Fui até à P.A. com algo diferente em mente, e muitas vezes eu sentia-me desanimado e triste como as coisas estavam a suceder. Depois via o Peter e a sua alegria – “só” por causa da sua garantia nEle. Isso abriu-me realmente os olhos para contar as minhas bênçãos e regozijar-me no Senhor”, disse Juan.

 

Ora por força e encorajamento para os que procuram Jesus e os novos crentes na P.A.. Ora pelos crentes locais e estrangeiros para que vivam a sua fé na sua vida quotidiana; para que possam ser luzes nas suas comunidades e atraiam outros para Cristo e para a Sua luz eterna.

 

* nome alterado

 



		
Texto de: OM Internacional
Data: 16/06/2022 | Península Arábica

 

 

Deseja contribuir para este ou outro ministério da OM, em Portugal ou noutra parte do mundo?

Entre em contacto connosco

Partilhe este artigo