O Fim é Apenas o Começo
Daudi Kazinja (Tanzânia) juntou-se ao Logos Hope em Setembro de 2019 no Brasil, e terminou o seu compromisso dois anos depois, nas Bahamas. Ao trabalhar no departamento do convés, ele aprendeu muitas habilidades novas; nomeadamente, a priorizar a segurança e o bem-estar de outros. Daudi também se focou em aprender sobre liderança e participou no Programa de Desenvolvimento e Experiência em Liderança (LEAD).
“No LEAD é dado a cada pessoa um mentor para percorrer connosco o percurso. E eu tive a oportunidade de aprender, em primeira mão, ao ver como o meu mentor, Randy, o diretor do navio, dirige as reuniões de gestão; como é que ele toma decisões em tempos de crise, tanto como líder e como homem de família; e como ele ama e se preocupa com o bem-estar das pessoas sob a sua autoridade” – partilha Daudi.
Após ter vivido no Logos Hope, o tanzaniano sente-se equipado para o que está diante de si. Ele diz, “A vida a bordo ensinou-me diligência. Foi também a vida mais profissional e organizada que eu alguma vez experimentei.”
O fim do seu compromisso marca o começo de uma nova fase de serviço a Deus. Agora de volta à sua cidade natal, em Tabora, Daudi põe em prática aquilo que aprendeu. O jovem de 29 anos iniciou um programa para jovens rapazes na sua comunidade, chamado Kazi Guide. Aí, ensina competências de vida e desportivas, com ênfase especial em liderança, onde conta com 35 crianças inscritas.
Daudi diz, “A bordo do navio, os jovens eram treinados e era-lhes confiada a execução de tarefas importantes. E do mesmo modo que eu fui treinado lá, eu quero treinar jovens e intruí-los em planeamento, gestão, tomada de decisões e ajudá-los a compreenderem como é que podem aplicar estas competências no seu dia-a-dia.”
Viver num navio com tantos livros tornou Daudi ciente do papel essencial da literatura em ganhar conhecimento. Então o seu projeto também providencia livros e um espaço de leitura. Ele diz, “Quanto mais os jovens encherem as suas mentes com a informação correta de bons livros, mais eles se tornarão criativos em solucionar problemas, mais inteligentes serão nos seus estudos e mais excelentes se tornarão em discernir entre o certo e o errado – uma habilidade que ajudou muitos a buscar a verdade e a encontrá-la em Cristo.”
As aulas de Daudi acontecem na casa dos seus pais, com atividades desportivas num campo de futebol das redondezas. O seu intuito é comprar uma propriedade e expandir o seu programa de modo a ajudar mais crianças.
Texto de: Cristina Amato
Data: 9/11/2021 | Navios