Investir na Eternidade - Estudo Bíblico

Investir na eternidade


 

Ao abrirem a sua casa e ao convidarem outras pessoas para se juntarem a eles no estudo da Bíblia, Esau e Alicia* viram Deus multiplicar o seu investimento na hospitalidade.

Quando tinha cerca de vinte anos, Alicia Ramírez (EUA) sentiu um vazio que não conseguia preencher. “Eu era jovem, vivia na Europa, tinha um namorado bonito, um ótimo emprego e dinheiro para viajar. Era uma vida maravilhosa, mas continuava a sentir-me vazia. Pensei: ‘A vida tem de ser mais do que isto'”, recorda. 

Dois anos antes, um namorado tinha partilhado o Evangelho com ela. Alicia, uma judia secular, ficou intrigada. No entanto, não estava pronta para se comprometer totalmente até conhecer um casal que partilhou com ela a única coisa que podia preencher aquele vazio: o amor de Jesus.


 

Depois de ser discipulada e crescer na sua nova fé, Alicia foi servir na América Latina. Um dia, conheceu Esau (da América Latina), que tinha estado na sua própria jornada de fé. Apesar de ter acreditado em Jesus quando ainda era criança e de ter sido batizado quando era adolescente, sentiu sempre um vazio entre a sua mente e o seu coração.  Na faculdade, Esau começou a procurar novamente, e a fazer perguntas a pessoas que seguiam outras religiões.

Até que um dia, um amigo convidou Esau para jogar basquetebol numa igreja e, mais tarde, foi assistir aos cultos. A congregação concentrava-se muito na leitura da Bíblia e no conhecimento da Palavra de Deus. A mente de Esau começou a corresponder ao que ele sempre soube no seu coração: a verdade do Evangelho.

Pouco tempo depois, conheceu Alicia na sua igreja. Casaram-se no ano seguinte e começaram a plantar igrejas nos EUA. Ao longo dos anos, a sua família foi crescendo. Depois, como uma família de cinco pessoas, Deus disse-lhes para se mudarem para Israel. “Nenhum de nós sabia nada sobre o judaísmo messiânico ou sobre Israel”, conta Alicia. “Então Deus começou a mostrar-nos repetidamente, através de diferentes eventos, que nos devíamos mudar para cá – e assim fizemos.”


 

A vida em Israel 

Durante a primeira década em Israel, a família aumentou para sete membros. E eles começaram a trabalhar, a aprender a língua, a frequentar uma congregação local e a envolver-se na comunidade. A vida em Israel não era fácil e, quando surgiu uma crise familiar, tudo ficou em perspetiva: “Foi tão devastador e uma mudança de paradigma para nós, pais. Pensei: se vamos criar os nossos filhos como crentes e eles não se apaixonam por Jesus, então o que estamos a fazer?” recorda Alicia.  

“O mais importante é a salvação da nossa família e a salvação dos outros, a coisa mais importante em que posso investir a minha vida. O Esau e eu queremos trabalhar em coisas que expandam o Reino de Deus em vez de melhorar a vida da nossa família. Queremos que tudo o que fazemos tenha um impacto eterno”. 


 

Quando um amigo falou a Esau sobre os obreiros da OM de língua espanhola em Israel, o casal ficou entusiasmado. Pois partilhar o Evangelho com outros latinos ocupava um lugar especial nos seus corações. Foi um grande passo de fé juntar-se à equipa, uma vez que Esau tinha sido entrevistado para dois empregos e era provável que fosse contratado para um deles. Mas embora este emprego garantisse a provisão financeira para a sua família, também limitaria o tempo que poderiam investir em relacionamentos. Depois de muita oração, Esau recusou o emprego. No seu décimo aniversário de vida em Israel, a família juntou-se à OM e viu Deus providenciar milagrosamente através de apoio financeiro. Um ano mais tarde, em parceria com outra família latina, começaram a organizar um estudo bíblico em sua casa.


 

Estudo Bíblico Descobre Latino 

 

Agora que se aproxima o aniversário de um ano da sua primeira reunião como Estudo Bíblico Descobre (Discovery Bible Study – DBS), Esau e Alicia estão maravilhados com tudo o que Deus tem feito. Alcançar a população latina em Israel tinha sido um sonho durante anos, mas nunca aconteceu. De repente, tudo se encaixou. Uma vez que, Deus começou a trazer crentes e não crentes de todo o mundo de língua espanhola para esta comunidade. As conexões eram feitas em lugares aleatórios, desde casamentos a velhos amigos e visitantes da igreja. O que começou com cinco ou seis adultos cresceu para quase 20 da América do Sul, Central e do Norte. A maioria são solteiros ou jovens casais na casa dos 20 ou 30 anos, mas as famílias também participam. As crianças são bem-vindas ou podem brincar numa área separada.

Para além de se encontrarem semanalmente para estudar a Bíblia, o grupo reúne-se pelo menos uma vez por mês para uma refeição ou celebração, quer seja um aniversário ou um feriado. Quando a guerra entre Israel e o Hamas começou, em outubro de 2023, alguns membros deixaram Israel e o grupo passou a reunir-se online durante algum tempo. No entanto, mesmo com a ausência física de pessoas, o grupo continuou a crescer. “O grupo começou realmente a florescer durante o início da guerra. Foi muito bonito ver isso. Todas as semanas, pensávamos: ‘Uau, isto é obra do Senhor'”, diz Alicia. “Depois, começámos a encontrar-nos novamente presencialmente e também procurámos formas de servir a nossa comunidade em conjunto. O trabalho voluntário em conjunto tem sido muito unificador e construtivo para o grupo. E tem sido uma óptima maneira de conhecer pessoas e envolver outras que não viriam a um estudo bíblico.”
Muitos membros disseram a Esau e Alicia que esta comunidade tem sido como um ninho seguro para eles, uma família que Deus lhes deu num novo país, um lugar onde podem falar a sua língua materna e ser compreendidos. É um espaço acolhedor para os não crentes se reunirem socialmente e estarem perto de seguidores de Jesus sem se sentirem pressionados. Convidados através de um relacionamento, reunir-se para petiscar ou tomar uma refeição deliciosa enquanto estudam a Bíblia tem sido uma tábua de salvação para muitos.

Uma jovem, através dos membros do estudo bíblico e de outros crentes, escolheu seguir Jesus – e na semana seguinte levou a sua mãe e o seu irmão, que vivem na América do Sul, à fé por telefone! Outros, que tinham sido criados na fé mas que se afastaram, fizeram escolhas de estilo de vida de acordo com as Escrituras e estão novamente a estudar ativamente a Bíblia.


 

Sonhos para o futuro 

 

Abrir a sua casa para o ministério é uma extensão natural dos dons de hospitalidade de Esau e Alicia. “Tento intencionalmente fazer com que as coisas não sejam perfeitas”, partilha Alicia. “Antes de mais, com uma família de sete pessoas, isso é impossível para mim. Cheguei a um ponto em que não faz mal que a minha casa não esteja perfeita, que haja pratos no lava-loiça. Sinto-me mais confortável nas casas das outras pessoas que têm vida; isso ajuda toda a gente a sentir-se relaxada.”

Juntamente com a família com a qual fazem parceria, Esau e Alicia sonham com o futuro: ver o grupo multiplicar-se várias vezes para outras áreas de Israel; estudar passagens bíblicas específicas e; depois ir juntos ao local onde os acontecimentos tiveram lugar; e ver os membros atuais serem levantados para discipular e liderar outros. De facto, dois membros do grupo estão atualmente a receber formação para poderem iniciar os seus próprios pequenos grupos. Esau afirma: “Tudo aquilo em que o Senhor toca tem vida por si próprio. O nosso sonho é que o grupo cresça e se multiplique à medida que Deus o conduz. É como criar um filho; queremos o melhor para que ele cresça forte.”

O método DBS de estudar a Bíblia, em que alguém lidera a discussão ao fazer uma série de perguntas sobre o texto, permite que todos tomem parte ativa no estudo, independentemente de há quanto tempo são crentes ou se ainda estão à procura. “Ajudamo-nos uns aos outros a crescer ao ouvirmos e crescermos juntos. Isto pôs-me realmente numa mentalidade diferente e bonita. Mesmo que Deus nos mandasse para um país diferente, eu voltaria a fazê-lo desta forma”, declara Esau.

“Ninguém vem com uma grande teologia. Pois, a Palavra de Deus fala. É incrível, porque o Senhor está no meio de nós.”


 

Por favor, ora para que o grupo continue a ser uma bênção para aqueles que o frequentam e para que os não crentes queiram saber mais. Ora pelos novos crentes, para que cresçam fortes na sua fé. Ora pelos participantes que ainda não conhecem Jesus, para que conheçam o Seu amor por eles. Ora pela continuidade de novas conexões com falantes de espanhol em Israel que estariam interessados em participar do grupo doméstico.

 

*nomes alterados



		
Texto de: Jenna Zhao
Data: 01/05/2024 | Madagáscar

 

 

Deseja contribuir para este ou outro ministério da OM, em Portugal ou noutra parte do mundo?

Entre em contacto connosco

Partilhe este artigo


× Posso ajudar?