Modelar o Discipulado - Rebecca Rempel

Modelar o Discipulado

 

Uma transformação ocorreu na região de Androy quando a equipa da OM implementou o método Estudos Bíblicos Descobre (Discovery Bible Study – DBS) e se focou no desenvolvimento dos crentes locais.

“Vemos o Evangelho a mudar vidas e vemos também uma multiplicação de comunidades de seguidores de Jesus que têm um impacto nas suas comunidades”, diz Hanitra, relativamente ao impacto dos Estudos Bíblicos Descobre (DBS) nos últimos três anos no sul de Madagáscar. Em 2023, havia mais de 150 comunidades de seguidores de Jesus na região de Androy, onde antes havia muito poucas.

Mais de um milhão de pessoas de Tandroy vivem nas 881 aldeias que se estendem pelo sul de Madagáscar. Em 2013, quando a OM começou a trabalhar na região, a grande maioria das pessoas praticava o culto ancestral e nunca tinha ouvido falar de Jesus. Desde então, o Evangelho chegou a centenas de aldeias – principalmente através de crentes locais que foram capacitados e equipados para levar as boas novas da Bíblia aos seus vizinhos e familiares. Atualmente, a OM está focada em acompanhar os líderes locais enquanto eles treinam e discipulam seguidores de Jesus para que façam o mesmo num ciclo contínuo.

 

Estabelecer Comunidades Vibrantes de Seguidores de Jesus que sejam sustentáveis e se reproduzam não foi um sucesso imediato. “Tivemos muito trabalho, mas depois apercebemo-nos de que os frutos não duraram”, diz Hanitra, referindo-se aos primeiros anos da iniciativa. Embora a equipa tenha partilhado com êxito o Evangelho em aldeias anteriormente não alcançadas, não houve uma mudança duradoura e as pessoas não estavam a construir relações com Deus ou umas com as outras. Muitas pessoas que ouviram o Evangelho combinavam o cristianismo com o culto ancestral.

 

Uma mudança em direção ao discipulado

Através da oração, da avaliação e da reflexão, Hanitra e a equipa decidiram concentrar-se no discipulado através dos estudos DBS. Ajudavam os seguidores de Jesus a reforçar a sua relação pessoal com Deus e, através de mentoria, serviam de modelo a outros nas suas comunidades. Desta forma, os novos crentes tiveram a oportunidade de aprender a viver uma vida centrada em Cristo e de falar aos outros sobre Ele.

O Estudo Bíblico Descobre* (DBS) é um método de estudo da Bíblia em pequenos grupos que utiliza perguntas simples, mas de grande impacto, para obter melhor entendimento. Depois de lerem juntos uma passagem bíblica, os participantes são convidados a recontar a história nas suas próprias palavras e a responder a perguntas como: “O que é que a passagem nos diz sobre Deus?” e “O que é que nos diz sobre as pessoas?” Por último, os participantes respondem: “Se esta é a obra de Deus na minha vida, como é que Lhe vou obedecer?” e “A quem é que vou contar esta história?” Não só se dedica este tempo a compreender melhor a Palavra de Deus, como também se dá ênfase à sua aplicação prática na vida de cada um e à partilha do Evangelho.

Uma seguidora local de Jesus tinha dificuldade em formar um grupo de crentes apaixonados por espalhar a Palavra de Deus nas aldeias que visitava semanalmente. Através de um discipulado individual e de formação por telefone, Hanitra ensinou a mulher a liderar um grupo de DBS. Com o passar do tempo, a mulher ganhou confiança para liderar um DBS e Hanitra fazia-lhe perguntas de prestação de contas antes de iniciar grupos de DBS na sua comunidade. Desde então, quatro gerações de grupos de DBS formaram-se através dE liderança das mulheres – 20 grupos e continua a aumentar!

 

Modelar o discipulado

 

Quer se trate de um acompanhamento individual ou de um grupo formal, Hanitra diz: “em tudo, estou a modelar, não apenas a ensinar, mas a formar e a modelar”.

As oportunidades de discipulado são abundantes fora do tempo de estudo da Bíblia. As principais formas de subsistência dos Tandroy são a criação de gado e a horticultura. Inicialmente, os criadores de gado hesitavam em oferecer os fundos obtidos com o seu gado para apoiar o trabalho de partilha do Evangelho. Concentrando-se em modelar a generosidade, Hanitra começou a vender o seu próprio gado na sua aldeia para financiar as viagens da equipa a diferentes aldeias. À medida que se espalhavam as notícias sobre o seu empenho em ver o Reino de Deus avançar, a mentalidade das pessoas deixou de ser a de esperar receber presentes e passou a ser a de contribuir para a dádiva do Evangelho, chegando mesmo a acolher equipas com gado e a oferecer as suas casas como locais de alojamento.

 

Desde que se focaram no discipulado, as pessoas de toda a região de Androy assumiram o mandato de Jesus de espalhar o Evangelho por si próprias, e a transformação tem-se verificado. “Há uma mudança, em primeiro lugar, nas suas vidas, e isso também inspirou as comunidades locais”, explica Hanitra. Quando houve uma seca, os seguidores de Jesus trabalharam em conjunto para abastecer as suas comunidades com água. Numa outra ocasião, pessoas de algumas aldeias juntaram-se para pedir autorização ao presidente da câmara para limpar uma estrada que se tinha tornado demasiado arenosa para ser utilizada por veículos e pessoas. “O presidente da câmara ficou muito contente e muito agradecido por terem dito: ‘Oh, as pessoas que servem Jesus estão a servir as comunidades'”, diz Hanitra. As comunidades de seguidores de Jesus estão a viver a sua fé e a ser ativamente as mãos e os pés de Cristo.

 

 

Por favor, ora pelas comunidades de seguidores de Jesus no sul de Madagáscar. Que eles continuem a fortalecer e a discipular dentro e à volta das suas comunidades. Ora por apoio financeiro para permitir que os trabalhadores da OM continuem a espalhar o Evangelho e a discipular os crentes para que alcancem os seus amigos e familiares.

 

*dscoverapp.org/discovery-bible-study

Texto de: Jenna Zhao
Data: 01/05/2024 | Madagáscar

 

 

Deseja contribuir para este ou outro ministério da OM, em Portugal ou noutra parte do mundo?

Entre em contacto connosco

Partilhe este artigo


× Posso ajudar?