A coragem do amor de Cristo

A coragem do amor de Cristo


 

Os testemunhos dos seguidores de Jesus franceses impactados pelo TeenStreet mostram que a cultura jovem local está a mudar devido à esperança de Cristo.

Desde 1993, milhares de jovens seguidores de Jesus, que outrora se sentiam desencorajados e tímidos em partilhar a sua fé, foram encorajados pelo ministério do TeenStreet da OM para partilhar o amor de Cristo com os seus pares e crescer no seu próprio relacionamento pessoal com Cristo.

Através de numerosos eventos e pequenos grupos em cerca de 50 países em todo o mundo, o TeenStreet encoraja os adolescentes a divertirem-se, a irem fundo e a serem ousados. O evento original do TeenStreet continua a realizar-se anualmente na Alemanha, durando uma semana e recebe mais de 1.000 adolescentes de países de todo o continente. Para além de enviar adolescentes para a Alemanha para o evento, o TeenStreet em França também organiza eventos TeenCity em parceria com igrejas locais, que reúnem adolescentes de toda a França durante um fim de semana de cada vez.


 

Uma vez que a maioria da população em França é secular, os jovens seguidores de Jesus sentem-se muitas vezes como os “estranhos”. Ketsia, Pierre, Nathan e Jade têm histórias que ilustram a transformação que Deus deseja efetuar na vida dos jovens. Os quatro superaram o medo, a falta de esperança e os falsos confortos através do amor de Cristo e estão agora a demonstrar uma forma de outros fazerem o mesmo.

Cada um destes adolescentes já teve dificuldades em partilhar a sua fé. Muitos deles tinham uma fraca compreensão do coração de Deus – especialmente no que diz respeito ao Seu plano para as suas vidas. À medida que Jesus se apoderava dos seus corações – através dos eventos do TeenStreet e de outras circunstâncias – sentiram-se encorajados a partilhar o Evangelho e a esperança de Cristo de diferentes formas. Embora as suas histórias pessoais e a forma como influenciaram os outros sejam diferentes, os quatro adolescentes concordam que o testemunho de um outro adolescente pode ser eficaz para alcançar os seus pares.


 

Apanhados entre dois mundos

Ketsia notou que se sentia como se estivesse “entre dois mundos”, enquanto percorria a vida como seguidora de Jesus numa cultura secular. Para ela, a falta de esperança sobressaía no mundo que a rodeava. Talvez tenha sido isso que a encorajou a começar a crescer em comunidade num evento do TeenStreet. Ela lembra-se da sua primeira visita ao TeenStreet como um “grande passo, porque marcou o início (…) [da minha] caminhada com Deus”. À medida que crescia no seu relacionamento com Jesus, foi inspirada a partilhar o Evangelho com o seu círculo de amigos e com outras pessoas na sua escola – muitas das quais acreditavam numa variedade de fés diferentes antes de ouvirem a beleza do amor de Jesus. Com isso, a estratégia de Ketsia para partilhar o Evangelho foi crescendo ao longo do tempo, passando de debates para descrições do coração de Deus pelas pessoas – um coração que quer restaurar a sua esperança e aceitá-las apesar das suas imperfeições.  

Pierre apercebeu-se de que muitos jovens da cultura francesa em geral “acreditavam em coisas que (…) [não] glorificavam Deus” e não traziam paz nem alegria. A maior parte dos adolescentes que o rodeavam estavam dominados pelo medo da rejeição e pelo medo da morte. Apesar de, quando era mais novo Pierre ser tímido na partilha do Evangelho, descobriu que o TeenStreet “fortalecia” a sua fé. Por causa disso, ele começou a participar em eventos do TeenStreet por toda a Europa e experimentou uma transformação em cada um deles. A presença de Deus e a comunidade no TeenStreet inspiraram-no – tanto que planeia fazer uma missão de curto prazo com a OM. Como consequência, a sua atitude nova e natural inspira curiosidade nas pessoas que o rodeiam; curiosos por saber porque é que ele é tão amável e tem uma atitude tão alegre, muitos ouviram a esperança do Evangelho através de Pierre. O seu objetivo ao longo do dia é sempre interagir com as pessoas com uma atitude que aponte para Jesus.


 

Nathan, tal como Pierre, demonstra a sua fé pela forma como vive. Ele não tende a aproximar-se abordando a conversa com alguém, a não ser que o assunto surja, mas antes vive para mostrar a sua fé através do seu carácter e cuidado pelos outros. Apaixonado pelo desporto, esperava que este pudesse ser um meio para partilhar o Evangelho e orou sobre como partilhar a sua fé através do desporto. Antes, achava difícil partilhar a sua fé, mas depois de crescer na fé e experimentar a presença de Deus num evento do TeenStreet, as pessoas à sua volta começaram a saber da sua fé e que ele está sempre disponível para falar da esperança que tem em Jesus.


 

Antes de a sua fé ter sido fortalecida, Jade achava difícil defender as suas crenças junto dos seus amigos. Ela observou que a cultura juvenil local está impregnada de distração e que os adolescentes recorrem às amizades e à sua compreensão pessoal do mundo para ultrapassar todo o ruído que os rodeia. “Hoje em dia, toda a gente está rodeada de distração a toda a hora (…) somos alimentados com conteúdos constantes.” Por causa disso, Jade lutava para se manter focada, quando se tratava de partilhar a sua fé, e orava pela sabedoria de Deus nas conversas para que se mantivesse firme. Num evento do TeenStreet, decidiu que queria anunciar publicamente o seu compromisso com Jesus e foi inspirada a ser baptizada. Foi também no TeenStreet que Jade sentiu pela primeira vez a presença de Deus, experimentou a libertação e conheceu o seu atual noivo. Vivendo confiante na Verdade de Deus, Jade está triste por aqueles da sua geração que não O conhecem. “Esta geração está a crescer com o cérebro cheio de (…) informação questionável” e “sente esta falta de sentido na vida”. Apesar de viver na era da informação, Jade descreve os jovens à sua volta como vivendo sem a verdade libertadora de Cristo – uma situação que a inspira a permanecer firme na verdade e a partilhá-la com ousadia e amor.


 

O testemunho de muitos adolescentes seguidores de Jesus em França é o de deixarem de ser influenciados pela cultura e passarem a ter a capacidade de influenciar a cultura. Tal como Pierre, podem começar por ser tímidos na partilha da sua fé, mas tornam-se encorajados a partilhar o amor de Cristo com os outros – mesmo quando correm o risco de serem rejeitados por serem os únicos seguidores de Cristo no seu círculo social. Embora estes jovens seguidores de Jesus vivam a sua fé de formas diferentes, de acordo com os seus interesses e temperamentos, vivem uma vida vibrante à luz dos princípios de Deus para prosperar e ouvir as suas convicções – mesmo quando estas contradizem as normas culturais. No TeenStreet, os adolescentes encontram a presença de Deus e uma comunidade encorajadora que os desafia a defenderem as suas convicções, a proclamarem o Evangelho e a viverem de acordo com a sua fé.

Ketsia, Pierre, Nathan e Jade notaram que a cultura secular que os rodeia vê a amizade e a compreensão entre os jovens crentes e que isso deixa uma impressão. Aprenderam que a partilha amorosa do Evangelho e a demonstração de bondade abrem os corações para Jesus, tal como a Bíblia descreve em João 13:35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (ARA).


 

Por favor, ora pelo TeenStreet em todo o mundo. Ora pelo ministério do TeenStreet em França [e em Portugal] – para que vá cada vez mais ao encontro das necessidades da cultura secular da juventude, partilhando a esperança e a Verdade em Cristo. Além disso, ora para que os adolescentes encontrem os eventos do TeenStreet e para que se sintam encorajados a convidar os seus amigos – e para que sejam recebidos com corações mais brandos. Junta-te a nós em oração para que os seguidores de Jesus, em todo o lado, sejam corajosos como leões (Provérbios 28:1) e não se curvem perante o medo (2 Timóteo 1:7), enquanto continuam a partilhar a Verdade do Evangelho em amor (Efésios 4:15-19).


 

Se estiveres interesse em saber mais sobre o TeenStreet em Portugal, visita o nosso site: omportugal.org/teenstreet365


 

Texto de: Audrey Streb

Data: 01/08/2024 | França



		

 

 

Deseja contribuir para este ou outro ministério da OM, em Portugal ou noutra parte do mundo?

Entre em contacto connosco

Partilhe este artigo


× Posso ajudar?