No TeenStreet queremos criar um espaço seguro onde os adolescentes possam desenvolver uma relação real com Jesus e refleti-Lo na sua comunidade. O TeenStreet foca-se em relações próximas entre adultos e adolescentes. Acreditamos que Deus vai trabalhar através dessas relações. A complexidade das diferentes idades, culturas e experiências de igreja significa que há sempre potencial para mal-entendidos, situações melindrosas ou abusos.

Ninguém tem direito a “tratamento especial” no TeenStreet. Os adolescentes esperam que os adultos se rejam pelas mesmas regras que eles e que deem o exemplo. Se alguém se comportar de maneira errada, isso pode danificar a confiança que os adolescentes têm em nós como líderes e voluntários.

Por esta razão:

Como adulto eu aceito seguir a Declaração de Estilo de Vida em Comunidade & Código de Vestuário e aceito cumpri-los durante a semana.

Eu sei que vou ser tratado com mais rigidez do que os adolescentes e que devo manter um padrão alto no que concerne ao cumprimento de regras e instruções para que possa ser um bom exemplo de vida.

Eu sei que em primeiro lugar é suposto que sejam apenas pessoas diretamente responsáveis pelos adolescentes (p.e. monitores, M&Ms, etc.) ou Prayer e Fountain Team a orar ou aconselhar os adolescentes.

Se eu perceber uma necessidade de me envolver mais, mas trabalhando noutro departamento, eu falarei com o representante do meu Escritório Nacional.

Eu serei extremamente cuidadoso com todo o toque (p.e. abraços, toques de conforto, etc.), sabendo que o adolescente pode não se sentir confortável para expressar claramente os limites. Eu só tocarei num adolescente se o conhecer bem e se, com certeza, souber que não terá nenhum problema com isso.

Eu comprometo-me a colocar as necessidades dos adolescentes acima de qualquer outra consideração e a fazer todos os esforços possíveis para assegurar que nenhum problema é criado a um adolescente durante ou depois do TeenStreet devido ao meu envolvimento com eles.

Eu compreendo a influência que tenho como líder, quando falo, oro ou aconselho adolescentes. A minha aproximação será humilde e serena e evitarei colocar adolescentes em situações de partilha, oração em voz alta, etc., das quais se possam, mais tarde, arrepender.

Deus fala através de pessoas. Eu não usarei expressões como “isto vem de Deus”. Em todas as situações, confrontarei e explicarei tudo segundo as Escrituras.

Eu não aconselharei ou orarei com um adolescente de sexo oposto se este estiver sozinho. Pelo menos uma pessoa do mesmo sexo deve estar presente quando houver necessidade de falar, aconselhar ou orar, mesmo em público.

Eu evitarei desenvolver relações com adolescentes que façam com que eles dependam de mim; por outro lado: farei os possíveis para ver toda a gente a crescer com Deus sem dependência em pessoas.

Eu respeitarei a confidencialidade mas nunca prometerei confidencialidade absoluta. Em algumas situações eu tenho a responsabilidade (legal e moral) de transmitir informações a líderes ou autoridade e explicarei isto ao adolescente e concordo como isto deve ser feito.

Se um adolescente revelar alguma das situações listadas em baixo, é necessário reportar isso ao núcleo da Fountain Team mesmo que, por isso, o adolescente não queira encontrar-se mais comigo.

Abuso sexual, físico, emocional ou espiritual Depressão Abuso de álcool ou drogas Distúrbios alimentares Autoflagelo Homossexualidade Distúrbios ou doenças mentais, psicológicas ou emocionais Ocultismo/seitas Pensamentos ou ações suicidas Apego a condutas pecaminosas persistentes Violência ou uso de armas (incluindo facas) Outras situações sérias quer respeitando-se ao próprio quer ao relacionamento deste com outros Jogos de azar Acontecimento traumático Perda/dor Ansiedade Stress (por um longo período de tempo) Útil saber A qualquer altura, podes chamar alguém da estrutura do teu país ou da Fountain Team se não tiveres a certeza de como lidar com um assunto ou se precisares de um conselho.

Se te estiveres a encontrar com um adolescente várias vezes para lidar com um problema, recomendamos que procures supervisão e ajuda de um conselheiro mais experiente.

Um conselheiro experiente tanto se pode encontrar com o adolescente contigo presente (alguns adolescentes acham mais fácil) ou com outra pessoa (p.e. um M&M ou um membro do staff do teu país).