Equipa-te - Semana 5

 Antes de começares a ler, tira 3 a 5 minutos para ficares em silêncio e convidares o Espírito Santo a guiar-te e a falar-te agora. Ouve o que ele tem para dizer.

 

É tão bom que hoje estejas a tirar um tempo para estares com Deus e leres a Sua palavra! 

 

 Romanos 13:11-14.

 

No versículo 13, Paulo assinala que a nossa salvação está agora mais perto do que nunca. Mas esperem um minuto… esta carta foi escrita há quase 2.000 anos! Os crentes daquela altura acreditavam que Jesus voltaria em breve. Sabemos hoje que Ele ainda não regressou. Isto dá-nos a grande oportunidade de partilharmos a nossa esperança com as pessoas à nossa volta que ainda não conhecem Jesus. Paulo queria ter a certeza de que a igreja vivia com esta “mentalidade urgente”. Saber e esperar que Jesus regressará encoraja-nos a aproveitar ao máximo o tempo que temos, vivendo uma vida que mostra aos outros como Deus é grande. Agradece a Deus por essa oportunidade e pelo tempo que Ele te dá a cada novo dia!

 

 

1. No versículo 12 encontramos duas metáforas que contrastam entre si. Quais são elas?

 

2. Quando pensas em escuridão e luz, noite e dia, o que te vem à mente? O que é que imaginas?

 

3. Nos versículos 13 e 14, Paulo menciona alguns comportamentos e relaciona isto com a metáfora do dia e da noite. Como é que as pessoas que vivem na luz se comportam? (versículos 13)

 

Comportar-se decentemente inclui todas as coisas que aprendemos nos últimos dias, com a leitura dos capítulos 12 e 13. Isso é o oposto do que Paulo menciona no versículo 13.

Somos chamados a viver uma vida na luz, o que significa amar a Deus e aos nossos vizinhos de todas as formas possíveis. Como sabemos que cada dia conta, não nos queremos perder naquilo que o mundo considera como prazeres. É claro que ainda podemos desfrutar de boas refeições e outras coisas divertidas! Deus quer abençoar-nos abundantemente de muitas maneiras diferentes! Mas estas coisas perecíveis não devem ser o nosso foco principal. Temos uma perspetiva maior e eterna da vida. Temos uma visão para este mundo e uma esperança a partilhar com as pessoas que nos rodeiam. Estás pronto para usares as tuas oportunidades?

Paulo diz “vistamo-nos das armas da luz” (v. 12). Este termo mostra que há uma luta constante entre a luz e a escuridão. É outra forma de descrever a nossa luta entre fazer coisas boas, amar os outros, e ser egocêntrico, sem amor.

 

4. Que conselho nos dá Paulo? Que podemos nós fazer? (versículos 14a)

 

5. O que pensas que isso significa?

 

Todas as instruções que lemos hoje, e que temos lido nas últimas semanas, são instruções sobre como combater esta batalha através da forma como vivemos.

 

6. Em Efésios, Paulo fala de toda a armadura de Deus que podemos vestir todos os dias. Lê Efésios 6:10-18 e identifica as diferentes armas:

 

Não estamos sozinhos nesta batalha. Deus deu-nos estas “armas” para lutarmos e defendermo-nos. Queremos armar-nos todos os dias com a Palavra de Deus para recordar as promessas de Deus e combater os ataques do nosso inimigo Satanás. Temos uma missão enquanto partilhamos a Boa Nova da paz com os outros. Como crentes, temos o Espírito Santo connosco todos os dias para nos ajudar a travar as nossas batalhas e a viver na luz. Fala com Deus sobre as lutas que estás a enfrentar. Que parte da armadura de Deus queres lembrar especialmente neste momento? Tem sempre em mente que Jesus já venceu esta luta através da Sua morte e ressurreição. Confia Nele e pede a Deus que te ajude a caminhar na luz e a colocar a Sua armadura todos os dias.

 

VAI MAIS FUNDO

 

1. Em grupo, partilhem como podem permanecer fortes e como podem vestir a armadura da luz (Romanos 13:12), vestir-se com o Senhor Jesus Cristo (Romanos 13:14).

 

2. Ainda estás Curioso? Então cava mais fundo: Se querem saber mais sobre como andar na luz, leiam Romanos 8:1-17.

 

3. Dos versículos desta semana, qual é o que mais impactou cada um de vocês? Sublinhem-no nas vossas Bíblias e tenham como objetivo memorizá-lo. Talvez isso seja algo que possam fazer com os vossos amigos ou no grupo Net?