Equipa-te - Semana 4

 Ora e fala com Deus sobre o que está no teu coração. Pede-Lhe para falar contigo neste momento.

 

Na semana passada, terminámos o capítulo 12 e lemos sobre como pode ser viver o amor de Deus na prática. Antes de saltarmos para Romanos 13, tira um breve momento para escreveres as três primeiras coisas que te vêm à mente quando ouves a palavra “amor”. O que é o amor? Como o descreverias?

 

 Romanos 13:8-10.

 

1. Como é que a lei é cumprida? (versículo 8)

 

Paulo diz isso outra vez em Gálatas 5:14:

De facto, toda a lei de Deus se resume num só mandamento: Ama o teu próximo como a ti mesmo.

 

 

2. O que é que significa o amor ser o cumprimento da lei?

 

Por vezes o cristianismo pode parecer-se muito com uma religião de “faz” e “não faz”. Especialmente no Antigo Testamento, encontramos muitas leis e regras. Vamos saltar para Marcos 12:28-34 para compreender um pouco mais. Lê esses versículos.

 

3. Aqui vemos que na realidade só existe um mandamento e que todos os outros são apenas explicações sobre como viver isto na prática. Segundo o que Jesus diz, qual é o mandamento maior? (versículos 30 e 31)

 

A ordem dos mandamentos aqui é importante. Porque amar o nosso próximo só é possível, porque Deus nos amou primeiro e nós podemos transmitir esse amor.

 

4. Agora olha novamente para o início deste estudo, para a pergunta “o que é o amor?”. Será que a tua definição corresponde ao amor que lemos nas últimas semanas na Bíblia?

 

 

5. Muitas vezes a nossa visão do amor é influenciada pelos filmes ou programas televisivos que vemos, livros que lemos ou pelo o que dizem os anúncios publicitários. Mas o que significa amar a Deus e ao próximo de uma forma bíblica?

 

 

6. Já alguma vez te perguntaste porque é que amar é uma ordem? A maior parte das vezes é fácil amar os nossos amigos, mas como é que amamos alguém de quem não gostamos realmente?

 

 

A maior parte das vezes o amor não é, em primeiro lugar, um sentimento. É uma decisão, uma escolha ativa que podemos fazer. Podemos escolher fazer o bem às pessoas à nossa volta, mesmo que elas não pareçam amáveis, porque sabemos que esta é a vontade de Deus.

 

7. Quais são algumas formas práticas de mostrar amor aos outros? Escreve algumas delas.

 

Isto pode ser algo como: respeitar os nossos pais, ser um bom ouvinte para um amigo, ligar à nossa avó para lhe dizer olá e perguntar como ela está, encorajar os nossos irmãos, ajudar a limpar a casa, ouvir quando o nosso professor está a falar, etc.)

Lembras-te de termos falado em oferecermo-nos como “sacrifício vivo” na semana 1 (Romanos 12:1)? Amar os outros é parte disso!

 

8. Escreve o último mandamento presente no versículo 9, de Romanos 13.

 

 

9. O que pensas que isso significa? O que significa “amarmo-nos a nós mesmos”?

 

Amarmo-nos a nós mesmos está interligado com pensar em nós e nas pessoas à nossa volta com um julgamento “moderado”, o qual vimos na semana 2. Não significa vangloriares-te de ti mesmo e colocares-te em primeiro lugar em cada situação, mas sim cuidares bem de ti mesmo (física, emocional e espiritualmente) e seres gracioso contigo mesmo.

 

10. Dirias que te amas a ti mesmo? Se te debateres com isto, fala com Deus. Diz-Lhe como te sentes e pede-Lhe que te ajude a veres-te como Ele te vê.

 

(Lembras-te do que vimos na semana 2? Saber quem Jesus é influencia a forma como tu vês quem és). Fala com o teu líder do grupo NET do TeenStreet ou com alguém em quem confies para seres encorajado desta maneira.

 

11. Como te sentes quando lês sobre esta ordem de amares os outros como te amas a ti mesmo?

 

Sempre que mostras amor a outra pessoa, o reino de Deus espalha-se aqui na terra. Deus não nos pede que amemos os outros nas nossas próprias forças. Ele pede a nossa obediência nisto e dá-nos a força para amarmos os outros. Amar os outros é algo que podemos fazer, com a ajuda de Deus, durante toda a nossa vida! (versículo 8) E nem sempre o faremos na perfeição. Por vezes, todos nós falhamos e falharemos. Mas esses são os momentos em que devemos aceitar o perdão de Deus e pedir a Sua ajuda para amarmos os outros com o Seu amor. Vamos continuar a amar!

 

12. Lê 1 João 4:19, porque é que somos capazes de amar?

 

Termina hoje este estudo bíblico a agradecer a Deus pelo Seu grande amor e pede-Lhe que te mostre formas de amares as pessoas que encontrares hoje.

Se quiseres, memoriza 1 João 4:19 para nunca te esqueceres o que está no centro de tudo o que fazemos.

VAI MAIS FUNDO

 

1. Quem é o teu próximo? Como podes amá-lo?

 

2. Ainda estás Curioso? Então cava mais fundo: Lê 1 João 4:7-21 para compreenderes mais sobre o amor de Deus e as implicações que ele tem nas nossas vidas.