Equipa-te - Semana 2

 Ora e fala com Deus sobre o que está no teu coração. Pede-Lhe para falar contigo neste momento.

 

Na semana passada, aprendemos como a misericórdia de Deus e o seu Espírito Santo nos transformam para que nos possamos oferecer a nós próprios como sacrifícios vivos. Esta semana, vamos continuar a ver o que isto significa.

 

 Romanos 12:3-8.

 

1. Alguma vez já pensaste isto sobre outro cristão: “Uau, esta pessoa é tão talentosa que eu gostaria de ser tão bom como ele/ela”? Ou então: “Eu sou um cristão melhor do que ele/ela”. Ou ainda: “Eu poderia fazer melhor desta maneira”?

 

2. Os versículos que lemos esta semana dão exemplos concretos do que Paulo exigiu aos crentes no início do capítulo 12. De acordo com os versículos, o que devemos nós, como seguidores de Jesus, fazer? (versículo 3)

 

3. O que é que não devemos fazer? (versículo 3)

 

Um julgamento modesto significa seres realista em relação a ti mesmo e aos outros. Por outras palavras, não comparas os teus dons e talentos com os dos outros, mas em vez disso fazes uma avaliação honesta para compreenderes onde tu te encontras. Isto vai nos dois sentidos: não pensas demasiado em ti mesmo, mas também não te inferiorizas e pensas muito menos de ti próprio.

 

4. Dirias que te julgas a ti mesmo de forma “modesta”?

 

 

 

 Lê novamente os versículos 4 e 5.

 

5. Que imagem é que Paulo usa aqui?

 

6. Como crentes de Jesus Cristo, todos nós temos dons (v. 6) e embora tenhamos dons e tarefas diferentes, somos um só corpo como igreja. Em toda esta diversidade, de acordo com os versículos 4 e 5, quem é o líder deste corpo que o mantém todo unido?

 

A igreja em Roma era diversa. Por causa disso, as pessoas começaram a vangloriar-se dos seus dons e a discutir umas com as outras. Paulo usa a imagem do corpo para colocar o foco de novo naquele que os unificou e os uniu a todos em primeiro lugar: Jesus. Esta imagem pode ser-nos útil hoje à medida que tentamos pensar em nós próprios de forma “modesta”.

 

 

 

 Lê os versículos 6 a 8.

 

Continuando com esta imagem do corpo, Paulo aponta diferentes dons que cada “parte do corpo” (cada crente) tem. Lembras-te do que falámos sobre os dons espirituais nas “Big Adventures” durante o TeenStreet? Vejamos isso um pouco mais hoje.

 

7. Quem tem estes dons? (versículo 6)

 

Todos os cristãos têm dons porque tomamos parte na graça em Jesus Cristo. Podes estar certo de que, se fores um seguidor de Jesus, foi-te dado um dom para servires no corpo de Cristo. Não é fantástico? Deus sabe porquê e como é que Ele distribuiu os diferentes dons a diferentes pessoas – podemos ter a certeza de que Ele não cometeu um único erro nem Lhe escapou nenhum de nós!

 

8. Que dons são mencionados? (versículos 6-8)

 

Os dons listados acima são colocados em perspetiva nesta passagem. Como o nome já diz, eles são dados e não são ganhos. E Deus dá estes dons de acordo com a Sua vontade.

 

9. Se tivesses de explicar a outra pessoa para que servem os dons e como devem ser usados/exercitados, o que dirias? Se isso te ajudar, escreve a tua respota.

 

 

 

 Lê outra vez Romanos 12:3-8.

 

Ser cristão não é nada que tu faças sozinho. Significa que tens de viver numa comunidade – a igreja. Pensa novamente no TeenStreet. Lembras-te de 1 ou 2 pessoas que viste usar os seus dons para abençoar os outros?

 

10. Qual é o teu dom? Se ainda não o sabes, fala com Deus para que Ele te mostra qual é. Também podes perguntar às pessoas que te conhecem bem.

 

11. Paulo diz que todos os dons são igualmente valiosos e que não há um que esteja acima do outro. Será que isso muda a forma como pensas sobre ti e sobre as outras pessoas ao teu redor?

 

12. Imagina que vivíamos todos de acordo com o que lemos hoje, como seria a igreja?

VAI MAIS FUNDO

 

1. Partilha com os teus amigos ou no pequeno grupo como podes usar os teus dons de maneira prática para encorajares os outros já hoje.

 

2. Ainda estás Curioso? Então cava mais fundo: Paulo falou de dons noutra carta, utilizando também a mesma imagem do corpo. Leiam 1 Coríntios 12:12-31. Escrevam e partilham o que é novo para vocês.