Equipa-te - Semana 1
Ora e fala com Deus sobre o que está no teu coração. Pede-Lhe para falar contigo neste momento.
Lê Romanos 12:1-2.
1. Para quem Paulo está a escrever? (versículo 1)
A igreja em Roma era bastante diversa, mas todos eram irmãos e irmãs em Cristo pela Sua misericórdia. Paulo menciona a misericórdia de Deus muitas vezes em Romanos. Ele quer colocar o foco dos cristãos romanos de volta na fundação deles. Isso também serve para nós hoje.
Portanto, precisamos manter isso nas nossas mentes ao ler Romanos durante os próximos dias – a misericórdia de Deus vem em primeiro lugar e é a base para tudo o que somos e tudo que podemos fazer. As exigências de Paulo nunca são acerca de somar pontos ou ganhar o favor de Deus!
2. Como cristão, o que deves fazer com o teu corpo? (versículo 1)
3. O que achas que isso significa? Como descreves ser a “adoração adequada”?
“Sacrifício” não é um termo que usamos nas nossas conversas diariamente. Mas os membros da igreja estavam cercados por uma cultura onde os sacrifícios eram comuns. E também podemos ler muito sobre sacrifícios no Velho Testamento. O propósito dos sacrifícios era ajudar os israelitas a entender que deveria haver uma punição pelos seus pecados. O sangue dos animais lavou os israelitas da sua culpa (Lv 16). Mas a Bíblia não para por aí.
O Novo Testamento fala sobre Jesus ser o cordeiro (sacrifício) perfeito que carrega o pecado do mundo (João 1:29).
Para entenderes mais sobre isso, lê Hebreus 10:5-18.
4. O que é que o sacrifício de Jesus fez por nós? (Hebreus 10:10)
5. Qual é a diferença entre o sacrifício de Jesus e as ofertas que os sacerdotes levavam? (Hebreus 10:11-14)
6. Ainda precisamos sacrificar animais pelos nossos pecados? (Hebreus 10:18)
É muito importante que nos lembremos disso, quando Paulo nos diz para darmos os nossos corpos como um sacrifício vivo! O sacrifício de Jesus foi DE UMA VEZ POR TODAS (versículo 10)! Os sacrifícios que agora fazemos não são necessários para tornar possível um relacionamento com Deus – Jesus já fez isso. Agora cabe a nós responder ao que Ele já fez.
Tira um minuto para agradeceres a Deus por este presente maravilhoso!
7. Como deve ser a nossa resposta segundo Romanos 12:2?
8. Vamos dar outra olhadela neste versículo… o que achas que Paulo quis dizer com “o padrão deste mundo”?
A tradução da Bíblia “A Mensagem” coloca esse versículo desta forma:
“Não te tornes tão bem ajustado à tua cultura a ponto de te encaixares nela sem nem sequer pensares. Em vez disso, fixa a tua atenção em Deus. Tu serás mudado de dentro para fora. Reconhece prontamente o que ele quer de ti e responde rapidamente. Ao contrário da cultura ao teu redor, que está sempre a puxar-te para baixo para o seu nível de imaturidade, Deus tira o melhor de ti, desenvolve em ti uma maturidade bem formada.” (Romanos 12:2)
Não devemos apenas assumir os valores das pessoas e da cultura ao nosso redor, mas devemos sempre buscar ver qual é a vontade de Deus e como as expectativas e valores ao nosso redor diferem ou correspondem a ela.
9. Paulo diz-nos para “sermos transformados pela renovação da nossa mente”. O que pensas que significa ter uma mente renovada?
Aqui, a tradução d’ “A Mensagem” diz “fixa a tua atenção em Deus. Tu serás mudado de dentro para fora”. Ter uma “mente renovada” significa buscar a Deus e deixá-lo mudar a minha perspetiva sobre as coisas.
10. Reparaste que Paulo não diz: renovem as vossas mentes por vocês mesmos! Não podemos fazer isso sozinhos. Quem irá realizar essa transformação? (Filipenses 3:20, 21)
11. O que é suposto fazermos? (João 15: 5)
Quando Jesus voltou para o céu depois de ressuscitar, Deus deu aos que acreditam nEle o Seu Espírito Santo. Os cristãos têm o Espírito Santo a viver dentro deles e a transformá-los. Peçam-Lhe para continuar a transformar-vos a cada dia.
VAI MAIS FUNDO